11/12/2024
Poder 360

Dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta semana revelaram que as MPEs (micro e pequenas empresas) lideraram a criação de empregos em outubro, abrindo 101.151 postos de trabalho.

O número representa mais de 76% do total de 132.714 empregos gerados no mês. O desempenho das MPEs superou o das médias e grandes empresas, que, juntas, adicionaram 38.673 novas vagas.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou a contribuição das MPEs para o mercado de trabalho brasileiro. Ele atribuiu esse sucesso às políticas de incentivo do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). Para Lima, programas como o Acredita facilitam o acesso ao crédito para pequenos empresários.

“O Brasil caminha para um cenário de pleno emprego, algo não visto há muito tempo”, afirmou “Esses números são reflexo direto da política econômica promovida pelo presidente Lula e o vice Geraldo Alckmin, que colocou a população de volta no Orçamento, incentivando os pequenos negócios com medidas de incentivo, como o Acredita.”

Durante os primeiros 10 meses de 2024, as MPEa foram responsáveis por 1.336.822 novas vagas, correspondendo a 60% das contratações no país. O setor de Serviços liderou a criação de empregos em outubro, com 42.134 novas vagas, seguido pelo Comércio e pela Indústria da Transformação.

Compartilhe nas redes sociais
Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias