24/12/2024
Contábeis

O ano está chegando ao fim e neste período as empresas intensificam as premiações corporativas como estratégia de retenção de talentos e reconhecimento dos colaboradores, garantindo um nível maior de satisfação em 2025.

A Caju,  empresa de tecnologia especializada em multisoluções para gestão de RH, levantou, por meio da solução Caju Premiações, insights sobre práticas de reconhecimento de colaboradores em diversos setores e regiões do Brasil. 

O levantamento revelou que as premiações individuais dominam a preferência, correspondendo a 52,26% dos pedidos. Campanhas de engajamento representam 20,32% das premiações, enquanto 11,90% são direcionadas ao reconhecimento de equipes ou áreas específicas. Outras categorias incluem aniversários (5,99%), datas comemorativas (3,99%) e confraternizações e happy hours (2,11%).

 

As premiações destinadas ao reconhecimento de equipes ou áreas específicas têm o maior valor médio, de R$ 633, seguidas pelas premiações individuais, com ticket médio de R$ 598, e pelas campanhas de engajamento, com R$ 494. Premiações por tempo de casa têm um valor médio de R$ 443, enquanto datas comemorativas e confraternizações registram valores de R$ 275 e R$ 246, respectivamente.

A região Sudeste lidera as premiações corporativas no país, representando aproximadamente 45% do total de aportes mensais em premiações. Em seguida, o Sul concentra cerca de 20% dos aportes, o Nordeste com 15%, o Centro-Oeste com 12%, e o Norte com 8%. Esses números refletem o engajamento das empresas de cada região no reconhecimento e valorização dos colaboradores.

A pesquisa indica que o setor de Comércio Varejista é o mais representativo, responsável por 12,3% do total de premiações, seguido pelo Comércio por Atacado (11,4%) e pelas Atividades dos Serviços de Tecnologia da Informação (8,1%). Outros setores significativos são o de Construção (6,4%) e Serviços de Escritório e Apoio Administrativo (5,4%). Na sequência, figuram áreas do ramo de alimentação e papel e celulose.

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